EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas na segunda fase das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa
No passado dia, 22 de fevereiro, 11 alunos da nossa escola realizaram a prova da primeira fase das XI Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP) com muito entusiamo, curiosidade, rigor e empenho.
Foi com muito orgulho e entusiasmo que, no dia 11 de março, vimos o nome do nosso aluno Lucas dos Santos Álvares na lista dos candidatos apurados para a segunda fase das OLP, no escalão A (alunos do ensino básico).
A segunda fase decorrerá no dia 19 de março, às 10h, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira e contará com a presença de outra concorrente da região.
Boa sorte, Lucas! Aproveita a experiência ao máximo!
A nossa escola comemorou o dia Mais Contigo, que é um projeto de intervenção e investigação longitudinal baseado numa intervenção multinível em rede, com os alunos do 8º6, este projeto foi implementado e dinamizado pela Psicóloga da escola, Anabela Medina e pelo Enfermeiro Paulo Gonçalves. Tendo como objetivos: a Promoção da Saúde Mental e do bem-estar em jovens do 3º ciclo: a prevenção de comportamentos suicidários e o combate ao estigma em saúde mental. Sendo a Saúde Mental o pilar para o desenvolvimento íntegro e equilibrado do ser humano, desde o nascimento até ao final do seu ciclo vital. Muitas perturbações mentais têm o seu início na adolescência, sendo uma fase em que o grupo de pares assume um papel mais importante e por vezes, cria-se um distanciamento em relação aos profissionais de Saúde Mental, dificultando a identificação e intervenção precoces. Agradecemos a coordenação das Irmãs Hospitaleiras - Unidade de Saúde Sagrada Família, à Secretaria da Saúde e Proteção Civil, Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia e Direção de Enfermagem do SESARAM.
Obrigada ao Diretor de Turma, Luís Pereira, ao Diretor de Turma Martinho Pedro do 8º1, bem como a colaboração dos restantes professores da turma que estiveram envolvidos neste projeto!
Que a Saúde Mental seja uma constante nas nossas vidas! (Enf.º André Gonçalves)
No passado dia 28 de fevereiro o grupo de educação especial organizou uma Acão de sensibilização intitulada "Violência no namoro" onde contamos com a colaboração da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta). Este tema foi abordado como forma de prevenir comportamentos e uma maior consciencialização desta infeliz realidade onde, os nossos adolescentes e jovens foram alertados para esta problemática e suas possíveis consequências.
As turmas que participaram foram o CEF TV5, o 9º2 e ainda o 7º2 onde mostraram-se recetivos, participativos e esperemos que mais conscientes das suas escolhas futuras.
Nos dias 5, 6 e 8 de fevereiro do corrente ano letivo, a turma 1 de 11.º ano, através da iniciativa “Barraca de São Valentim”, assinalou o Dia dos Namorados na nossa escola, com a venda de produtos alusivos à data comemorativa. A atividade insere-se na angariação de fundos para a visita de estudo da turma a Londres, a qual está programada para o mês de abril.
A turma e os professores organizadores Marco Andrade e Laura Silva, agradecem o apoio prestado pela comunidade educativa.
No dia 6 de fevereiro, as turmas de 6º Ano 2 e 3, realizaram uma visita guiada à Assembleia Regional, atividade enquadrada no âmbito do projeto DAC “A Arte de Bem Comunicar”. Os alunos conheceram o edifício e funcionalidade da Assembleia Regional, e participaram de forma muito ativa e interveniente em todas as atividades propostas. Esta saída também foi uma oportunidade de se identificar alguns monumentos importantes para a história da cidade e representou uma verdadeira aula “in loco” que envolveu todos os participantes, alunos e professores.
No dia 6 de fevereiro do corrente ano letivo, decorreu na sala 4.11, da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas uma palestra denominada “As Levadas”, dirigida aos alunos do 11.º 2, acompanhados pelas docentes Ana Teresa Baptista, de Geografia A e Teresa Ribeiro, de Inglês, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. Esta palestra foi dinamizada pela Dra. Natalina Sousa, Técnica Superior da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. A ação visou sensibilizar os alunos para a importância do desenvolvimento sustentável; promover boas práticas ambientais e sociais. A turma demonstrou interesse pela atividade e as docentes salientam a boa postura dos mesmos. As docentes agradecem ainda a disponibilidade da Dra. Natalina Sousa.